segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Ruídos e Sons Musicais

A música entrou nessa história bem antes da edição ou até mesmo dos ensaios. Ela estava lá, ecooando na minha cabeça meses antes do início das gravações, me dando sugestões de possíveis cenários e climas para cada cena. Preparei um material com uns 15 discos que de alguma forma estranha possuiam uma conexão com Sara e seu mundo perdido. Separei em dois volumes: o primeiro representando os discos que ela deveria ouvir quando estava trancada no seu quarto, fugindo dos problemas; e um segundo, de canções que remetessem ao seu estado de espírito, seus sentimentos e suas dores. Ainda juntei umas 30 músicas para usar como referência na trilha sonora que iríamos compor, meses depois.

Após o término das gravações e da edição, me reuni com o Guto, passei todo o material de referência e discuti sobre os caminhos que ele poderia seguir. Expliquei que o filme estava dividido em três partes, e imaginava um tratamento sonoro distinto para cada uma delas. Conversamos muito neste primeiro encontro, porém poucas idéias concretas surgiram.

Umas duas semanas se passaram até a gente se ver novamente, desta vez no seu estúdio. Lá ele me mostrou uma espécie de colagem esquisita com sinos e corais italianos, tudo numa atmosfera sombria e fria, bem como eu havia imaginado. O Guto está mais ligado em música erudita, em composições mais orquestradas e bem mais complexas. Falei que essas coisas não caberiam neste filme e o legal foi que ele pescou toda essa esquisitice que eu queria sem grandes dificuldades. A idéia era que no começo só haveriam ruídos e colagens de sons e aos poucos uma melodia iria aparecer, progredindo para uma música mais sólida no terceiro ato.

Enfim, o Guto ficou contente em trabalharmos desta forma, para ele estava sendo uma experiência nova e para mim, estava sendo exatamente como eu havia imaginado trabalhar. Sempre achei que o diretor pode ter uma influência importante na construção musical de um filme, mesmo que muitos prefiram não interferir muito neste processo. Abaixo, algumas referências utilizadas:

Beulah - Yoko
John Lennon - Plastic Ono Band
Bright Eyes - Lifted or the story is in the soil...
M. Ward - End of Amnesia
Sean Lennon - Friendly Fire
The Doors - Strange Days
Eels - Electro Shock Blues
Clem Snide - The Ghost of Fashion
The Czars - Goodbye
Badly Drawn Boy - Have you fed the Fish
John Lurie - Fishing With John
Andrew Bird - The Mysterious Production of Eggs
Nick Drake - Five Leaves Left
Circulatory System - Circulatory System
Modest Mouse - Everywhere and His Nasty Parlour Tricks
Califone - Quicksand/Cradlesnakes

Nenhum comentário: