
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
(Des)construindo Sara

domingo, 23 de novembro de 2008
Encontrando Sara

Gravamos três cenas com cada uma delas e depois revimos dezenas de vezes. Gostei disso que ela fez aqui. Sou mais a outra. Essa tem mais potencial. Aquela é mais dinâmica. A outra conhece melhor a personagem. Dúvidas e mais dúvidas. Mas como o filme era sobre apenas uma menina e por mais que esta menina tivesse uma irmã na primeira versão do roteiro, tínhamos que escolher apenas uma atriz. Foi difícil. Você sabe que aquele rosto vai fazer parte da sua vida nos próximos 400 dias, em cada ensaio, em cada gravação, em cada frame rotoscopiado. É preciso pesar tudo e depois trocar a balança e pesar tudo novamente.
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
O Projeto
100% independente, sem apoios ou dinheiro mesmo. Tinhamos uma noção que levaríamos pelo menos uns 3 anos para conclui-lo, a não ser que esquecêssemos da rotoscopia, o que significaria esquecermos do projeto, já que todo ele foi baseado justamente nessa técnica linda. Foi nessa época que alguém ficou sabendo por outro alguém sobre um tal edital da prefeitura, em que projetos de iniciantes eram "contemplados" (adoro essa palavra) e para isso, bastava apenas inscrevermos nosso projeto e depois aguardarmos o resultado do Edital. Essa parte não foi tão simples assim, afinal, tivemos que preencher diversos formulários, além de colher o maior material possível a respeito do filme, currículos dos participantes, clippings, e...documentos. Vários documentos. Caso o projeto não fosse contemplado, esses documentos, ou melhor, a falta de algum deles, seria a provável razão. Por sorte, deu tudo certo e um belo dia o sr. walkir me liga dando os parabéns. Fiquei feliz por vários motivos, entre eles a constatação que o projeto seguiu os padrões formais exigidos (coisa que eu duvidava muito), e principalmente por saber que assim, o projeto realmente sairia do papel. Agradecimentos especiais a Prefeitura Municipal de Curitiba e sua maravilhosa Fundação Cultural.
O vídeo abaixo foi feito pelo Tiago, com imagens da noite que terminamos de escrever o projeto.
Edição: Tiago Valério Arte: Igor Moura
O vídeo abaixo foi feito pelo Tiago, com imagens da noite que terminamos de escrever o projeto.
Edição: Tiago Valério Arte: Igor Moura
Marcadores:
prefeitura,
projeto,
rotoscopia,
vídeo
domingo, 16 de novembro de 2008
A História em Quadradinhos

quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Da Cabeça para o Papel

terça-feira, 11 de novembro de 2008
Hoje

26.000 ou 13.000. Não importa, de qualquer modo a conta é alta. A história está pronta, filmada e editada. Mas inventamos em conta-la através de desenhos que no fim, substituem a imagem captada e dão ao filme uma cara estranha, porém interessante. E é aí que os milhares de frames aparecem. Precisamos desenhar quadro-a-quadro tudo que filmamos anteriormente. É trabalho que não acaba mais.
Eis que temos outro problema: o tempo. Talvez este seja nosso maior vilão. Um vilão que é inexistente na história do filme em si, mas se faz presente nas frequentes batalhas vividas nas produções independentes. Além do tempo, temos ainda: orçamento apertado, dificuldades técnicas e pouca experiência. Essa poderia ser uma história sobre uma criança pobre e especial que tenta vencer na vida, mesmo com pouquíssimas chances. Um Forest Gump. E já que o exemplo veio, é dele que precisamos tirar uma fonte de inspiração: temos que correr.
Assinar:
Postagens (Atom)