terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Sobre Rotoscopia e Colagens

Rotoscopia é uma técnica de animação em que utilizamos uma filmagem de modelos vivos para posteriormente editarmos quadro-a-quadro cada movimento dos elementos em cena. Essa descrição está muito próxima daquela vista nas enciclopédias e dicionários mundo afora. Basicamente, a partir do momento que você separa o filme capturado em quadros, alterando-os da forma que desejar, você está fazendo rotoscopia.

No nosso filme, realmente filmamos tudo em locações reais (com a excessão de 3 cenas, gravadas em chroma key - aquele fundo verde amplamente utilizado em Hollywood) e após a edição, dividimos tudo em milhares de quadros. Ao invés de redesenharmos cada personagem quadro-a-quadro, o que levaria aproximadamente 5 anos (tempo utópico), optamos por recortar todos os personagens na mão - o que também é um trabalho penoso, já que temos aproximadamente 20.000 quadros no filme todo. Em seguida, editamos esses recortes para deixá-los com um aspecto de desenho para finalmente, aplicarmos nos cenários redesenhados (alguns exemplos nos posts anteriores). Ainda inserimos em alguns planos um contorno a mão, também feito quadro-a-quadro, sobre a personagem principal.

Como recortamos todos os frames na mão, os movimentos dos personagens ficaram interessantes e muito próximos daqueles vistos em filmes de rotoscopia. No fim, acabamos utilizando uma técnica mista de rotoscopia, recortes e colagens, deixando o filme com um visual original e estranho, no bom sentido.

Nenhum comentário: